Problemas Institucionais

Gostamos de nos referir à igreja como um organismo vivo, e de fato ela o   é. Entretanto é impossivel negar que ela seja uma instituição – roupas e odres velhos e novos – quer apreciemos ou não a idéia. [Mt 9.16,17].

Um dos problemas de nossas instituições é que nos comprometemos mais com as estruturas do que com as pessoas que as compõem.  Assim costumamos dar mais  importância ao odre do que ao vinho.

Outro problema é que não temos a capacidade de enxergar que o crescimento de uma organização exige mudanças radicais.  As organizações bem-sucedidas, periodicamente, passam por transformações estruturais para se ajustarem ao crescimento.

Um terceiro problema é que não avaliamos nossas organizações procurando falhas organizacionais.  Todo grupo tem defeitos.  Certa vez ouvi um homem de negócios cristão afirmar que todas as vezes que surge algum problema em sua empresa, ele prefere, de início, confiar nas pessoas e acreditar que o erro esteja na estrutura ou em seu método de ação.  Ele calcula que em 85% dos casos, a falha a ser corrigida está na instituição e não nos indivíduos. Ele não põe a culpa no vinho, mas nos odres.

Quantas vezes fazemos exatamente o contrário! Culpamos as pessoas:  São rebeldes, infiéis, irresponsáveis, preguiçosas, materialistas.  Não têm humildade, indisciplinadas, extremistas, sem visão, incrédulas, caladas demais.  Muito barulhentas, incompreensíveis, incompetentes.

Será que tudo isso é verdade?  Pouco provável.  E se for, será que já consideramos a possibilidade de que muitos dos defeitos das pessoas se devam a desilusões que a organização lhes causou?

Se for esse o caso, não podemos adiar mais a reavaliação de nossas roupas e odres.

Remendos & Odres, George R. Foster, Ed. Betânia

Ganhei esse livreto no dia dos pais, e achei interessante esse capítulo, até porque fala um pouco do que passamos no último período.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s