Consolidação

Pr Pereira e Pra Rosi   “… e tu quando te converteres, confirma teus irmãos” Lc 22.32

Consolidar significa tornar firme, seguro.

Aqui reside o grande diferencial de uma igreja em células, pois não está limitada a ganhar somente pessoas e sim também consolida-las. Jesus disse a Pedro que logo após ele se converter deveria ajudar a consolidar os demais para que eles o ajudassem na tarefa do evangelismo.

A consolidação é uma tremenda estratégia; ela fecha a porta de saída para os recém-decididos deixarem de se firmar no Reino de Deus. Existe um padrão de consolidação adotado pela Igreja de uma forma geral.

A CONSOLIDAÇÃO NO CULTO.

Após a oração de entrega, confissão, e apresentação dos que “caíram na Rede” para sua nova família e amigos, a Igreja. Inicia-se de maneira prática o ministério de consolidação que visa transformar os freqüentadores em discípulos.

O líder da consolidação deverá estar à frente para guiá-los à sala onde o processo de consolidação se iniciará. Cada consolidador deve seguir os passos abaixo:
* Apresentar-se ao “novo-decidido”, isto já na sala reservada para a realização do trabalho para consolidação na reunião, e reforçar o que eles acabaram de ouvir no culto. Se for confirmada a decisão, prossegue ao passo seguinte, caso contrário deve estar preparado para um trabalho de evangelismo pessoal;
* Explicar a importância da ficha de consolidação e preenchê-la;
o Na sede estamos preenchendo já na entrada, aceitando ou não.
o Confirma-se a aceitação na ficha, assim como horário de visita.
* Levá-lo em oração fazendo-o repetir novamente uma oração de confissão e reconhecimento do senhorio e entrega do coração e vida a Cristo;
* Servi-lhes algo para beber, pois é incrível como essa ferramenta de cordialidade pode ser eficaz quando almejamos deixar alguém à vontade para realizar um diálogo;
* Certifica-los que estaremos mantendo contato no período máximo de 48 horas. É bom fazer-se isso, porque assim evitaremos telefonar em horários impróprios ou que não se esteja em casa e até para sabermos os melhores dias e horários convenientes a receber visita;

Ao final das entrevistas o supervisor ou o líder deve realizar uma oração final que será seguida de parabenizações dos consolidadores para os recém-decididos.

CUIDADOS QUANTO A EFICÁCIA DA CONSOLIDAÇÃO.

A consolidação é uma chamada de Deus para atentarmos ao ministério do discipulado. Objetivamos fazer de cada membro um líder, pois Paulo nos ensina em 1 Co 11.23 que devemos compartilhar aquilo que recebemos do Pai.

A consolidação nos ensina a amar a pessoa que nos foi confiada para tratarmos de sua vida espiritual. A fim de fazer dela um discípulo, um filho espiritual. Mas para isso é necessário termos alguns cuidados ainda no ambiente de culto ou reunião na rede para que a consolidação não falhe. São eles:
1. Usar líderes de células para realizar o trabalho de consolidação ou consolidadores preparados.
2. Entregar as fichas aos líderes de consolidação da Rede;
3. É aconselhável usar fichas com três vias para facilitar o controle da secretaria e liderança da Rede, ou cadastrar-se no sistema de computador.
4. Facilitar ao máximo a integração dos recém-decididos às células, através de mecanismos simples como: Fixar cartaz com novos endereços fixos de todas as células que compõem a rede; procurar identificar amigos ou conhecidos para confiar a consolidação; indicar a célula mais próxima de sua residência; observar o nível intelectual e idade, como também o sexo, já que nossos métodos são grupos celulares homogêneos;
5. Formar uma central de consolidação. Separar alguém para cuidar dos contatos telefônicos seria uma boa estratégia para evitarmos perdas devido prováveis irresponsabilidades de alguns consolidadores. Sempre tem desses que esquecem seus compromissos. Já uma central específica para tratar esta questão como também cuidar do banco de dados (para isso será preciso um computador) onde estarão registrados todas as informações das pessoas que “caíram na nossa Rede”, esse problema tende a ser, se não controlado, mas reduzido significativamente.
6. Requerer relatório semanal de cada pessoa que fora contatada durante o intervalo entre um culto e outro, a fim de se saber o nível de comprometimento dos consolidadores estabelecidos. O consolidador presta contas ao líder de célula, e este a central, e ela aos líderes de Rede, que certamente deverão apresentar esses dados ao Pastor.

O GRUPO DE CONSOLIDAÇÃO.

A consolidação é um processo correspondente ao segundo “degrau” da Escada de Sucesso, que são etapas definidas e seguidas pelas igrejas na Visão Celular no modelo correspondente aos quatro degraus do êxito.
Para a realização do trabalho de consolidação é necessária a formação de uma equipe específica para o exercício da função. É aconselhável que este grupo seja formado por líderes de células ou consolidadores treinados, visando a facilitação do trabalho de aconselhamento.
Esta equipe será a responsável por todo o processo de consolidação realizada nas reuniões ou cultos. Devem ter à mão seus materiais de trabalho como: caneta, ficha, Bíblia e literatura para atender as necessidades que surgem na mente dos recém-decididos, tal como “e agora o que devo fazer daqui para frente”.
Os componentes desta equipe precisam ser comunicativos e ter grande poder de persuasão de palavras e carisma motivacional, a fim de despertar entusiasmo no recém-decidido em relação à vida em Cristo, em Célula, na Igreja e em Rede.
Há outros processos que fazem parte da consolidação, que serão detalhados na Escola de Líderes.

(adaptado de “Estratégias de Sucesso para Desenvolver Redes” de Braz A. Calderaro)

Prs. José Pereira e Rosi
jpereira@meg.org.br
Dirigentes da Missão Apostólica da Fé Zona Sul
Capacitação de Líderes de Consolidação, Casais e Obreiros no Reino de Deus

3 comentários sobre “Consolidação

  1. A paz do Senhor Jesus
    Queridos preciso de apoio no ministério de consolidação de minha Igreja, não gostaria que o ministério entrasse na mesmice. Hoje estamos fazendo estudo uma vez por semana, estamos visitando, mas queria algo de novo para a equipe, algo mais forte, como eu poderia estar preparando uma festa de 3 em 3 meses para apresentar os novos convertidos, mas como poderia estar fazendo isso, vocês que são pastores acredito com mais experiência do que nós nos ajuda a manter este ministério com renovação, nos de idéias, estudos diferenciados para a equipe. Como funciona o ministério de vocês?
    Aguardo o retorno, sabendo que somos uma família e juntos vamos ganhar este Brasil para Jesus.
    _ Vocês dão curso em outra Cidade?
    Nosso ministério é em São Mateus Espírito Santo
    Ministério Batista Sião trabalhando com a visão.
    Um grande abraço
    Pra Marilda.

    Curtir

    1. Graça e Paz.
      Busque do Espírito Santo estratégias para a sua comunidade e equipe. Não existem fórmulas prontas, pois cada caso é um caso.
      A principio, vc precisa manter sua equipe motivada para ganhar e consolidar, então promova eventos mensais (nao precisa ser toda semana) que fale deste tema.
      Busque confraternização dentro e fora da igreja, com encontros tanto espirituais quanto informais para manter a equipe aliançada.
      Na minha igreja uso o Culto de Missões para apresentar o resultado da célula, com apresentação de testemunhos. Os líderes e consolidadores se sentem orgulhos.
      Traga testemunhos (ou casos de provas, lutas, ou até alma que se perderam) para o povo se lembrar da necessidade da consolidação.
      Faço tb um culto chamado Culto da Colheita, onde cada membro recebe um cartão onde colocará o nome de 3 pessoas não crente, e aí a igreja ora todos os cultos por esses cartoes, no final, no culto da colheita, essas pessoas são convidadas, e faz-se um culto especial, festivo, com palavra evangelística, dinâmico, alegre, onde a colheita será abundante.
      Continue em contato para compartilhar-mos mais idéias.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s